sábado, 8 de agosto de 2009

O CENÁRIO EDUCACIONAL ATUAL

Percebem-se diversas mudanças no processo educacional nos últimos anos devido às transformações nos campos políticos, sociais e econômicos. Os novos paradigmas da educação se fundamentam no manifesto desenvolvimento científico e tecnológico.
Vive-se a era da informação, onde o conhecimento se constrói e se relaciona de maneira acelerada a uma sociedade globalizada com uma multiplicidade de possibilidades. A sociedade da informação se estabelece pela potencialização de novas tecnologias no ambiente, com o direcionamento para a valoração do conhecimento, para o desenvolvimento humano e social através da inclusão e integração de exigências às demandas mundiais.
As Tecnologias de Informação e Comunicação estabeleceram formas de equacionamento de distancias e diferenças sociais e culturais. A escola diante deste novo contexto necessita incontestavelmente de propostas de inclusão social e digital a todos os seus alunos para um efetivo cumprimento de sua função de educar, formar e preparar o cidadão de maneira integral.
O ato de Educar nesse novo modelo se constitui através de um intercâmbio com o educando, é um processo dinâmico que se desempenha no contato do aluno com suas vivências. É uma relação dialógica, onde os homens se educam em conjunto de acordo com sua realidade social. A construção do conhecimento pela interação dos saberes possibilita aos educandos a transformação do mundo por se descobrirem como agentes partícipes da revolução educacional. O papel do educador é o de incentivar a curiosidade e a criatividade do educando valorizando sua liberdade de pensamento e sua capacidade de construir perspectivas.
A educação contemporânea é pontuada no respeito à identidade do aluno e suas experiências vividas fora e dentro da escola, ele é participante ativo no processo de construção do conhecimento. Não mais se admite uma estrutura verticalizada onde o professor é tido como detentor do conhecimento. O educador do cenário atual é o facilitador do processo, o mediador das discussões.
De acordo com Paulo Freire, educar é construir, é libertar o homem do determinismo, passando a reconhecer o papel da História e onde a questão da identidade cultural, tanto em sua dimensão individual, como em relação à classe dos educandos, é essencial à prática pedagógica proposta. É a pedagogia da autonomia que proporciona a capacidade de aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
A escola é participante direta na construção de cidadania e de uma sociedade igualitária, é elemento ativo no processo de transformações. O ambiente escolar é projetado para proporcionar a construção de conhecimento e sua democratização. O conhecimento produz liberdade e afasta os diversos tipos de alienação. A democratização do acesso ao conhecimento significa possibilitar ao ser humano o contato com informações, interatividade e desafios.
Um dos propósitos da escola atual é a consciência sobre o porquê das coisas, das teorias e das informações através da discussão de idéias. O desenvolvimento integral como seres humanos somente se dá pela ampliação das capacidades de reflexão e criatividade. Através de reflexão crítica se produz aprimoramento e desenvolvimento de competências e habilidades.
A educação abrange aspectos objetivos e subjetivos em comunhão com as novas tecnologias e possibilidades. Os sentidos das temáticas e disciplinas estão relacionados aos interesses e contribuições sociais e econômicas dos indivíduos. Nisto a importância da discursividade e a transdisciplinaridade que elimina distâncias entre teoria e prática e potencializa o conhecimento.
Com uma visão democrática de educação foi se firmando a utilização das novas tecnologias em ambientes educacionais na busca pela participação de um maior número de pessoas na construção de novos conhecimentos.
Como forma de ampliação de possibilidades e democratização do conhecimento ocorre-se uma enorme demanda pelo uso da Educação à Distância no processo de ensino-aprendizagem. Tal modalidade de ensino se tornou a nova e atual maneira de ensinar e popularizar informações. A educação é uma estratégia de sobrevivência na nova ordem mundial.
A exigência da educação continuada é determinada pelos avanços científico-tecnológicos e de comunicação que vêm pontuando novas maneiras de convivência social e comportamentos para o mercado de trabalho. No mundo cada vez mais globalizado têm-se diversas e diferentes profissões e para conquistá-las exige-se formação técnica, capacidade de analisar uma situação, detectar problemas, ter iniciativa, ser criativo, atualização permanente de conhecimentos e diversidade de aptidões.
Uma importante ferramenta que proporciona a democratização da educação é o sistema de educação a distancia. Através dos meios tecnológicos é disponibilizada uma grande quantidade de recursos pedagógicos que favorecem o aprendizado, com diversas vantagens para os estudantes. É evidente o poder de ensino–aprendizagem que o computador e as tecnologias proporcionam. A EAD busca preservar as propriedades de uma educação de qualidade, que possibilite aos educandos o desenvolvimento de suas competências cognitivas, sociais, profissionais e éticas.
A educação focada no desenvolvimento integral dos alunos, podendo ser de maneira formal ou informal, individual ou coletiva, de natureza autodidata ou sob supervisão, em formato presencial ou mediado por tecnologias. A propagação de informações e conhecimentos como meta, oportunizando a todos o acesso ao ensino-aprendizagem.
Neste cenário o papel do professor é apresentar e colaborar com a apropriação da compreensão da dinâmica atual das informações, a superação das dificuldades no domínio da tecnologia, com o objetivo de produzir conhecimento. O educador é o facilitador da significação das informações pela interação com as necessidades individuais e coletivas dos educandos para a construção do conhecimento.
As relações e ferramentas pedagógicas na construção dos ideais filosóficos e sociais envolvem a apropriação de conteúdos, a busca por novidades e descobertas, organização dos diálogos coletivos e trocas de idéias e das possíveis opiniões contrárias surgidas no grupo.
A compreensão das tecnologias é fator determinante para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem, uma oportunidade de redescobrir a natureza ímpar, insubstituível da educação no processo de desenvolvimento humano e social.
As TICs promoveram uma revolução na sociedade atual com a popularização dos meios tecnológicos e o acesso dos indivíduos a elas. O professor e seu aluno trabalham em equipe, construindo conhecimento, aprendendo de forma colaborativa, utilizando as ferramentas tecnológicas na sua aprendizagem e na resolução de problemas propostos. A educação mediada por tecnologias veio para romper barreiras geográficas e sociais, sem perder qualidade e objetivos pedagógicos. Vive-se o momento das oportunidades educacionais e construção de liberdade de conhecimento.
Referencia bibliográfica:
FILATRO, Andrea. Design institucional contextualizado. 2. ed. São Paulo: Senac

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